terça-feira, 21 de outubro de 2014



Uma das coisas mais legais em viajar de moto e chegar a um evento é sentir a atmosfera do motociclismo.

Se você está acostumado a frequentar eventos de motociclistas sabe bem o que estou querendo dizer... é a irmandade... o clima de camaradagem, o respeito ao motociclista e a sua moto independente de cor, raça, posição social, tamanho da motocicleta e etc.

É chegar no evento e ser tratado como um velho conhecido.. como um amigo de longa data por pessoas que você acaba de conhecer... é criar novas amizades sem interesses de qualquer espécie e estreitar ainda mais a amizade com aqueles que já conhecemos.

A Atmosfera do motociclismo é  baseada em regras que nunca foram escritas por nenhum motociclista: Liberdade, irmandade e respeito.

Liberdade que a motocicleta nos proporciona... de montar nela e ganhar o mundo... sentir o vento... fazer parte da paisagem

Irmandade: É o espirito de camaradagem, de equipe, de tratamento ao desconhecido como um amigo, um irmão.

Respeito: O respeito dos irmãos motociclistas independente da sua raça, cor, origem ou posição social.

 E que assim permaneça... e que essa atmosfera do motociclismo contamine o nosso dia-a-dia... e que a cada dia tenhamos mais motociclistas praticando as regras não escritas.

Até o próximo post...

Abrasss

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Sempre quando começamos a falar de um modelo específico de motocicleta, vem os defensores de determinado modelo/marca ou até mesmo estilo/segmento, fazendo comparações, citando as qualidades técnicas, velocidade máxima, aceleração de 0 a 100m, retomada, potência, torque, curso de suspensões, controle de potência, controle de tração, ABS, CBS, marca de componentes, consumo, peso, relação peso x potência, autonomia, e até preço. Mas afinal se reunissemos os melhores componentes das melhores motos do mundo teriamos a moto ideal? A resposta é claro que é um sonoro NÃO.

Mas então existe a moto ideal? Sim ela existe, e para descobrimos precisamos responder apenas 3 perguntas: Primeiro qual a minha experiência com motocicletas? Segundo: Como vou utilizar essa moto? Terceiro: Qual a proposta para a qual foi projetada essa moto? Respondendo isso e é claro considerando o valor que se tem disponível e está disposto a pagar.

A primeira pergunta tem muito sentido se você está interessado em buscar uma moto de maior cilindrada, uma esportiva por exemplo exige muito cuidado para escolher a ideal pra vc e sua experiência, são motocicletas que fazem o zero a 100 em poucos segundos e atingem os 300km/h... é claro que quem compra uma motocicleta desse tipo não vai andar a 80km/h, se é inexperiente e vai acompanhar alguma turma com motos esportivas a chance de um acidente sério é grande... se você está iniciando no mundo do motociclismo e sonha com uma moto de maior cilindrada, minha dica pra você é comece bem devagar, comece pelas pequenas... como numa escada suba cada degrau com calma e somente dê o próximo passo quando tiver total domínio e confiança. Considerando alguém com pouca ou nenhuma experiência, e gosto e dinheiro para investir nas esportivas, eu começaria pela Honda CBR250R ou Kawasaki Ninjinha 300R , após isso o próximo degrau seria uma esportiva média como por exemplo as CBR600RR, Triumph 675, Yamaha R6, e essas são motos leves e extremamente potentes ultrapassando fácil os 260km/h, se depois de um longo tempo nessa fase o desejo por mais potência falar mais alto ai temos uma infinidade de motocicletas esportivas de alta cilindrada... as mais conhecidas da Suzuki Srad 750/1000 , passando pela Yamaha R1, Honda CBR1000RR Fireblade, Kawasaki Ninja ZX10R, MV Agusta F4, Ducati 1099, Suzuki Hayabusa e ZX14R  etc etc etc. Lembrando que o custo de manutenção básica de uma motocicleta esportiva cresce proporcionalmente a sua cilindrada, pneus (R$1200 o par para rodar uns 6000 kms numa R1), relação (R$ 3000,00 R1) (Filtro de Ar R$300,00) e lembrando também que o custo de uma queda simples pode ultrapassar os R$20,000,00 fácil (uma carenagem lateral de Hayabusa custa R$ 5000,00 e um Retrovisor de Srad R$850,00) nem pense em possuir uma moto dessas sem seguro.

Possuir uma motocicleta esportiva dessas é como ter um caça supersônico a disposição na garagem, exige responsabilidade, muita técnica de pilotagem (cursos de pilotagem são muito bem vindos), equipamentos de segurança a altura (opa mais um assunto para uma próxima postagem) e por que não muita coragem. hoje existe um movimento onde vemos os pilotos de fim de semana que se arriscavam nas estradas migrando para os autódromos,  em um ambiente controlado, com mais segurança e curtindo a velocidade nos track-days.. é o melhor para quem quer curtir a adrenalina de pilotar uma esportiva, e ainda quero escrever um post sobre esse assunto.

Bom a segunda pergunta: Como vou utilizar essa moto? Quando respondida sinceramente vai delimitar a sua escolha a um ou mais segmentos e estilos de moto, mas de certa forma vai deixar a questão bem encaminhada para ser definida somente nos detalhes técnicos e ou estilo de motocicleta.  Por exemplo se vai comprar uma moto para uso somente para se deslocar para o trabalho/escola as 125/150cc são as mais indicadas, pelo baixo custo de aquisição, manutenção e consumo. Se o percurso do trabalho inclui vias expressas ou rodovias uma 250/300cc pode ser uma boa escolha, mas isso significa maior investimento na compra e maior consumo. Se a escolha exigir uma moto para pequenas viagens a cilindrada é algo a considerar dai já partindo das 250/300cc onde a velocidade de cruzeiro e autonomia já entram na avaliação. Se a idéia é ter uma moto para trabalho, viagem e diversão, as motos médias 500/600cc já entram na lista.  E se a moto é prá viajar, e o gosto por viagens inclui estradas de terra, areia ou o famoso rípio das rutas da Argentina as motos do segmento big-trail já devem ser consideradas. Se a moto é somente para lazer/viagens existe um gosto pela velocidade e potência ai o segmento das Sport-Touring deve ser considerado.

Com o valor que temos em mãos para aquisição, a nossa experiência em pilotar motos e a utilização que vamos fazer da moto chegamos a terceira e última pergunta:  Para qual proposta de utilização a moto foi projetada? Nesse ponto é pesquisar na internet sobre a moto, conversar com quem a tenha, se possível andar na moto em um test-drive e etc, para enquadrar os modelos a disposição as nossas necessidades. Ñão adianta por exemplo comprar uma moto grande para andar no dia-a-dia, vc vai gastar pneu, vai ter um alto consumo de combustível, alto custo de manutenção e não vai ter agilidade no transito por não passar em corredores por exemplo. Por outro lado uma moto de pequena cilindrada para uma viagem longa vai limitar muito a velocidade de cruzeiro.

As 3 perguntas parecem  algo obvio mas vejo muitas pessoas criticando determinada moto ou segmento/estilo indevidamente justamente por ter comprado uma moto que não se encaixa no seu perfil e utilização.

Os tamanhos/estilos/segmentos segundo minha visão:

Pequenas
São as motos ate 300cc... dominadas pelas Biz,  CGs, YBRs, e Yes até as XRE e CBR300 são as motos ideais para uso diário pela economia, agilidade e baixo custo de aquisição.

Média
A partir das 300cc até as 600cc... são as motos que se propõe a ser utilizadas no dia-a-dia, aceitam rodar no transito urbano e encaram com tranquilidade uma estrada. A potencia aumenta, a velocidade de cruzeiro também, assim como o custo de aquisição, manutenção e consumo.

Alta cilindrada
A partir das 600cc... não são motos para o dia-a-dia, alto consumo, esquentam demais no transito urbano, alto custo de aquisição, manutenção e consumo... são motos para estrada, para os autodromos para as viagens longas.

Scooter
São as antigas Vespas atualizadas, uma tendência mundial no deslocamento urbano por qualidades como conforto, economia e facilidade de pilotagem (automáticas) e transporte de bagagem(báu debaixo do banco).  Burgman, Lead, Citycom, etc

Maxi Scooters
Scooters grandes, onde não há preocupação com economia e sim conforto absoluto, exigem belas estradas devido as pequenas rodas e curso de suspensão, são as motos que considero com menor faixa de utilização.  Exemplo: Burgman 400 e 650 Executive


Nacked
São as motos peladas, ou seja, sem ausência de carenagens, Hornet, Bandit, XJ6N, ER6N, etc

Trail
Pequenas Trail, Bross, XTZ 250, XRE300, confortáveis de pilotar, suspensões elevadas e boas para encarar estradas não pavimentadas. Considero as Trails e Big-Trails as motos de utilização mais racional.

Big Trails
São as trails de grande cilindrada, motos ideias para longas viagens devido a posição de pilotar confortável, suspensões elevadas, grande autonomia, velocidade de cruzeiro alta e muita robustez mecânica. BMW F800, 1200 GS, Yamahas XTZ 660/1200 Tenere, Suzuki V-Strom, Kawasaki Versys, Triumph Tiger, Transalp e outras estão nesse segmento.

Custom
São as motos estilo Harley-Davidson como gostam de dizer por ai, uma tradução ao pé da letra seria algo do tipo motos customizáveis, ou seja motos para você customizar, ou melhor comprar acessórios e deixa-las únicas a seu gosto. São motos que apesar da aparência, não são tão confortáveis pois tem suspensões traseiras de pequeno curso o que nas nossas belas estradas pode significar de dores na coluna até alguma lesão em viagens mais longas. Devido ao peso e cumprimento tem baixa velocidade de cruzeiro e normalmente tem baixa autonomia devido ao tanque pequeno. São motos de curtição, rodar devagar curtindo a paisagem e o torque abundante do motor, de estilo de vida como as Harleys... eu as considero verdadeiras obras de arte de metal.

Esportivas ou SS (Super Sport)
São motos com compromisso com a velocidade e perfomance, aqui conforto e autonomia não são fatores considerados. São motos pensadas para acelerar e fazer curvas.... o consumo é voraz. Uma R1 faz 12km/l na estrada e 10km/l na cidade. Exemplos R1, ZX10, Srad, BMW1000SS, CBR Fireblade.

Sport Touring ou ST
São esportivas com um pouco de preocupação com conforto, possibilitam conforto maior nas viagens, maior proteção aerodinamica, maior velocidade de cruzeiro e autonomia. São Exemplos Suzuki Hayabusa e Ninja ZX41R

Então a equação a ser resolvida é

Grana disponivel pra comprar x Experiencia com Moto x Utilização da Moto x Proposta da Moto x Tamanho/Estilo/Segmento

E ai quer uma moto que faça 40km/l, quer acelerar até os 300km/h, quer viajar até Ushuaia pelo rípio?

Qual a moto ideal para você?

Como diz um grande amigo, a moto ideal é uma de cada estilo na minha garagem, mas aí o primeiro item ''grana'' é um limitador, rs

Até o próximo post...