segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Por que se roubam tantas motos no Brasil?

É sempre uma pergunta que nos vem a cabeça, qual o destino de tantas motos roubadas, todos os dias, nas cidades brasileiras?



Especialistas indicam 3 destinos para essas motos roubadas, a maior parte das motocicletas roubadas é desmanchada e as peças vendidas em lojas do ramo: São "Desmanches", "Ferros-Velhos", etc, e uma minoria é utilizada como veículos de fuga pelos criminosos ou vendidas "inteiras" no interior do país.

Estatísticas indicam o crescimento do roubo de motos, na cidade de São Paulo por exemplo atualmente são roubadas mais de 1.000 motocicletas por mês, e há um agravante: esses roubos ocorrem de forma cada vez mais violenta.

Então com tantos roubos de motocicletas devemos comprar peças de motocicletas usadas?  Vale a pena? Como saber se aquela peça usada não é produto de furto ou roubo? O preço alto das peças novas e a oferta farta de peças usadas em ferros-velhos e em sites como Mercado Livre, grupos de Facebook, grupos de WhatsApp e Olx são uma tentação para comprar uma peça usada.



Apesar do grande número de motocicletas roubadas estar concentrada nas categorias de baixa cilindrada devido a grande procura de peças usadas para essas motos pequenas, está em crescimento o roubo de motos maiores, a "tentação" de comprar peças usadas é maior para quem tem motos maiores, as esportivas por exemplo, um simples tombo pode significar um prejuízo de milhares de reais, carenagens, retrovisores, pedais de comando, escapes e manetes entre outras peças tem preços exorbitantes nas concessionárias autorizadas.

Então temos um policiamento ineficiente para coibir o roubo das motocicletas, ferros velhos desmanches e lojas de motopeças sem fiscalização da procedência das peças usadas que revendem e um alto preço das peças de reposição das motocicletas...  a combinação perfeita para alimentar o mercado de roubo de motocicletas.

O que nós simples motociclistas podemos fazer então para nos proteger?

Primeiro... Não comprar peças de motocicletas usadas no Brasil. Parece uma atitude bem radical mas é a forma até simples de acabarmos com os roubos e furtos. Se a maioria das motos roubadas é desmanchada, podemos afirmar que existem roubos de motocicletas por que existem compradores de peças usadas. Se pararmos de comprar peças usadas os roubos param, é a compra de peças usadas que alimenta esse mercado. É importante conscientizar a todos, basta não comprar mais... e assistiremos as estatísticas de roubos de motos caírem dia a dia. Como alternativas de compra às peças originais das concessionárias existem peças paralelas de boa qualidade para praticamente todas as motos hoje, e para peças específicas de motos indico comprar através do site eBay (www.ebay.com) principalmente de vendedores americanos e ingleses, pois lá fora nos Eua e Inglaterra há uma polícia e fiscalização eficientes.

Segundo... Possuir um seguro da motocicleta, para determinados tipos de motocicleta ainda é possível fazer o seguro tradicional dos bancos, para as demais (motos mais visadas e com preços de seguros altíssimos), buscar proteção de associações com planos de certa forma equivalentes as seguradoras e se possível instalar rastreadores nas motocicletas. No caso das motos grandes os passeios devem ser feitos em grupo e evitando a passagem por locais de conhecida ocorrências de roubos como algumas regiões da cidade de São Paulo por exemplo.



E fica a frase de autor desconhecido: "Se comprar peça roubada, tomara que a próxima moto roubada seja a sua!"

Veja também...

Porque se roubam tantas motos no Brasil
Cerol a brincadeira Mortal
Caveira o símbolo do motociclismo
Atmosfera do Motociclismo
Nova Yamaha R3 e o preço das motos no Brasil
Capacetes como escolher?
Qual a melhor moto para você?

Outros posts...