segunda-feira, 18 de maio de 2015

Foi um dia de descanso e passeios pela cidade de La Paz, após mais de 5 mil km (5.618 km) rodados de moto. Precisava de um dia de descanso, afinal de contas, são minhas férias.

A cidade de La Paz tem 2 milhões de habitantes. O fuso horário é 1 hora a menos que o Brasil. Hoje, a temperatura pela manhã estava em 13 graus. No almoço, 28 graus e agora à noite 15 graus. A moeda é o boliviano. 1 real vale 2,31 bolivianos.
Acordei mais tarde, tomei um café simples no hotel, curti preguiça e, mais tarde, sai para almoçar um lomo a La café ciudad. Dei umas voltas perto do hotel, para observar o trânsito maluco e a aglomeração de pessoas. Havia uma praça próxima ao hotel com um universidade e onde estava acontecendo um festival cultural. Também haviam nessa praça muitas barraquinhas vendendo de tudo.
Vi crianças indo para a escola uniformizadas com gravatas, pessoas andando com seus celulares nas mãos, o corre-corre de uma grande cidade, muitos policiais e militares. Não vi pichações ou depredações. Dizem que existem áreas perigosas em La Paz, mas a região central é tranquila.
A maioria dos carros nas ruas são vans e táxis antigos, a maioria carros japoneses (Toyota, Suzuki e Mitsubishi). É engraçada a divisão dos carros particulares: ou é uma camionete ou SUV top ou carro antigo detonado. Não tem meio termo. Há também fãs de velozes e furiosos com antigos carros japoneses esportivos. Pouquíssimas motos. Também, com esse trânsito e frio (risos).
Fui a uma Concessionária Yamaha por curiosidade, onde se vendiam veículos Toyota 0 km e motos Yamaha 0 km, alguns modelos diferentes do Brasil e a mini esportiva Yamaha R15 (150cc) por US$5.200.

De volta ao hotel, um bom cochilo (afinal, são férias rs), e lá pelas 17 horas sai para um passeio muito legal pelos teleféricos de La Paz. Por ser uma cidade localizada num vale cercado pelas cordilheiras dos Andes, o teleférico foi uma opção de transporte rápido ligando em linha reta e por cima as extremidades da cidade.


Uma caminhada de 20 minutos do hotel e peguei o teleférico na estação da calle Ecuador, plaza españa, para as linhas amarela e verde, é muito silencioso e parece que você está flutuando sobre a cidade. No horário que fiz o passeio, fui ao entardecer e retornei à noite tive uma bela visão da cidade

.
É um passeio imperdível para quem vier a La Paz, as estações são modernas, tem funcionários educados e atenciosos, cada passagem para uma linha custa 3 bolivianos.
Fusca Azul Boliviano, meu amor (risos). Uma coca-cola KS custa 3 bolivianos.
Descansar, pois amanhã a estrada será longa.

Todos os dias da aventura foram descritas em um diário que pode ser visto nos links abaixo:

Diários:


Vídeo: