quinta-feira, 3 de setembro de 2015




Começando a escrever um pouco sobre motocicletas que já pilotei...minhas impressões, comparações, recomendações...

Hoje vou contar um pouquinho sobre como é pilotar uma Daytona 675R (ano 2013)

Triumph Daytona 675R "Nascida para as pistas"

A Daytona é uma motocicleta superesportiva da categoria das 600cc, além de ser umas das mais lindas motocicletas já produzidas, conta com motor de 675cc e 3 cilindros em linha, essa pequena usina de força produz 128Cv(12500rpm) e 7,55kgf.m de torque(11900rpm), pesa 184kg. Isso lhe dá uma respeitosa relação peso-potência de 1,4375kg, ou seja, cada CV empurra 1,4375kg de peso. É uma moto com proposta racing que encontra seu melhor uso em pistas, foi feita para pilotos profissionais ou não se divertirem em track-days, isso a limita de certa forma a utilização dessa moto.

É uma moto vencedora na categoria Superbikes, ganhou muitos prêmios pelo mundo e foi escolhida no Brasil como a melhor esportiva até 1000cc.



Como destaque além da agressiva relação peso potência esse modelo vem equipado com suspensão de primeira qualidade (Kayaba) com muitas regulagens, freios Brembo (ABS) e conta ainda com um delicioso Quick-Shift que funciona assim: Para passar as marchas para cima, você não precisa acionar a embreagem e nem retornar o acelerador, quando engata a marcha pra cima esse dispositivo faz um ''corte" na injeção, e isso te faz perder o menor tempo possível nas subidas de marchas.O painel é bem completo com contagiros analógico e velocimetro digital, além das funções básicas de um computador de bordo (consumo, hodometros parciais, indicador de marcha) vem com um cronometro/contador de voltas, possui amortecedor de direção.

Mas como é andar na Daytona 675R? Simplesmente adrenalina a partir do momento em que se aciona o start, e seu DNA de pista fica logo evidente, posição de pilotagem bem agressiva com o piloto já ''encarenado', subida de giro rápido ao menor toque no acelerador.


Ao se montar na moto já se percebe a leveza e tamanho reduzido. Ao rodar fica evidente que a praia dessa moto são as pistas, tudo nela foi pensado nesse sentido, talvez seja a moto original hoje mais pronta para as pistas, é só recolher os retrovisores e enrolar o cabo.

Rodei cerca de 200kms na Daytona em um final de semana, parte em trânsito urbano, parte na estrada, na cidade é bem fácil de pilotar pelo tamanho e peso, na cidade com ela significa passar onde qualquer moto 125cc passa, corredores por exemplo são tranquilos pra passar, no trânsito urbano esquenta bem e a posição agressiva de pilotagem cansa um pouco. na estrada ela mostra a força dos 3 cilindros que tem muita força desde as rotações mais baixas, A subida de giro é rápida e ultrapassar os 200km/h é so uma questão de segundos. O consumo é de esportiva cerca de 13km/l na cidade e uns 15km/l na estrada dependendo da mão direita do piloto.

O sucesso dessas esportivas da categoria 600cc vem da equação motor menor, moto menor, peso menor, relação peso-potência excelente, uma moto dessa acompanha qualquer 1000cc (que são mais pesadas, brutas e difíceis de pilotar), e so vai perder pra uma 1000cc em longas retas. É uma moto bem mais fácil de pilotar que uma esportiva maior.

Qual a finalidade dessa moto: É uma moto de pista, ideal para se utilizar em track-days, e rolés do tipo tiro-curto, pequenos bate-e-voltas, não é indicada para uso no dia-a-dia das grandes cidades ou longas viagens. Tem suspensões rígidas, posição de pilotagem agressiva, alto consumo e baixa autonomia, esquenta bastante em trânsito urbano, a garupa é na posição frango-assado com os joelhos bem dobrados e com um banco mínimo.

Quanto custa? Esse modelo R (mais top) custa hoje zero km R$48mil, uma usadinha como essa 2013 que andei vale cerca de  R$38mil.

O que gostei: É uma moto linda, uma delícia de pilotar e acelerar, o motor 3cc é bem linear e mostra força desde as primeiras rotações. O quick-shift é paixão a primeira troca de marchas.

O que não gostei: Sinceramente gostei de tudo pensando no uso para qual essa moto foi projetada: As pistas.



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Até o Próximo Teste Drive...

Abrass



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