terça-feira, 1 de setembro de 2015



Começando a escrever um pouco sobre motocicletas que já pilotei...minhas impressões, comparações, recomendações...

Hoje vou contar um pouquinho sobre como é pilotar uma Suzuki GSX1300R Hayabusa (anos 2011 e 2012),

Já possui 2 Hayabusas, a primeira ano 2011 comprada zero km no início de 2012, com a qual rodei cerca de 19.000kms (a maioria dessa km em estradas, incluindo uma viagem de 6.500kms de Belo Horizonte-MG ao Uruguai/Argentina). A segunda adquiri com 4.000kms e já rodei outros 7.000kms por todo o Brasil.  




A Suzuki GSX1300R Haybusa, ou simplesmente Haya ou Busa como os proprietários dessa máquina gostam de chamá-la, é um motocicleta produzida mundialmente e admirada, venerada... no mundo inteiro, para comprovar isso basta digitar "hayabusa" no google e em vídeos ver que essa pesquisa retorna mais de 1.300.000 resultados. É o mito, uma das motos de série mais rápidas do mundo...mesmo quem não é do meio do motociclismo quando ouve a palavra Hayabusa sabe de quem se trata. Fóruns, páginas dedicadas e associações de proprietários da Busa também não faltam, existem vários no Brasil como a Confraria da Hayabusa e no mundo milhares como o I-SHOC.

Em números a Hayabusa tem um motor 4cilindros em linha DOCH 16v,1340cc, que gera 197CV (9.500rpm), há um ganho de mais alguns CV acima do 200/km devido ao Srad), 15,8Kgm.f (7.200rpm),  pesa 260kg.

A história da Suzuki Hayabusa está aqui.




Mas então, como é ter na garagem uma Hayabusa... a proposta dessa motocicleta é viajar com conforto e numa velocidade de cruzeiro elevada, a posição de pilotagem não é tão agressiva quanto nas SS (esportivas), com semi-guidão e pedaleiras em posição que não te cansam tanto, a bolha e carenagem frontal são grandes te protegendo de todo o vento e permitindo viajar por muitas horas em velocidade maior sem se cansar, a garupa é confortável com pedaleiras baixas, e com os 2 escapes baixos permite a colocação de um alforge para a bagagem. A autonomia é de cerca de 300kms com um consumo médio na estrada de 14~15km/l , na cidade o consumo é de 13km/l (tudo dependendo da mão do piloto e qualidade do combustível).




Uma das coisas que mais me chama a atenção na Hayabusa é como o seu peso inicial, que assusta a primeira vez que se tira ela do descanso, praticamente some quando você coloca ela em movimento, a explicação para esse fenômeno ''mágico" ´é a concentração das massas mais a frente e mais embaixo. Outro lance é sua docilidade, é possível passear tranquilamente com ela a 60km/h em sexta marcha, mas se você enrolar o cabo rapidamente vai estar andando a 300km/h... essa docilidade da tocada chega a ser perigosa, é como um lobo em pele de cordeiro.

Ela não é uma moto para andar no dia-a-dia das cidades, é grande, pesada, esquenta bastante em transito urbano, tem alto consumo, esterça pouco o guidão e não passa em qualquer corredor, a verdadeira praia da Hayabusa são as estradas, ali sim ela domina te permitindo viajar na velocidade que você quiser com relativo conforto por muitos kms.




Manutenção? Não é uma moto de dar manutenção, somente o básico, óleo, filtros, pastilhas de freio e pneus. Para quem nunca teve uma moto grande ou esportiva, é bom falar que o maior custo de se manter uma motocicleta dessas é pneu, você precisa dos melhores pneus com maior grip em sua moto, e o consumo deles é grande, um pneu traseiro de uma Hayabusa dura em média 6.000kms e um dianteiro 9.000kms (foi o consumo do meu último par de pneus bridgestone originais de fábrica da Hayabusa), se utilizar compostos mais macios a durabilidade será menor em contrapartida de um grip maior. O preço de um bom par de pneus varia hoje de R$ 1.200 a R$1.800.




Quanto custa? A Suzuki GSX1300R Hayabusa ABS  custa hoje zero km R$59,9mil já modelo 2016, uma usadinha 2012 vai sair na casa dos R$ 40mil,

O que gostei: A Hayabusa é uma moto suave, de condução dócil e potente. Suas suspensões são confortáveis para um passeio a 60km/h e perfeitas para curvas em alta velocidade, é uma moto que exige experiência pela velocidade que atinge 300/km/h, ela habita facilmente os passeios das esportivas com muito conforto. E é prazeroso demais pilotar a Hayabusa na estrada, com a sua eficiente proteção aerodinâmica desenvolvidade em túnel de vento e potência abundante disponível, a sensação é de se estar pilotando um míssil. A sensação de velocidade nessa moto sempre é menor do que realmente é, a 200km/h a moto está ali muito estável, ainda com muito motor disponível.

O que não gostei: É uma moto grande, pesada, comprida com entre-eixo longo, apesar de fazer curvas muito bem essas, características a deixam atrás de uma SS (esportiva) nesse quesito, mas o que realmente não gosto na Hayabusa é o fato de não possuir controle de tração e o ABS ter sido incorporado somete nas versões mais recentes. Essa moto que é a TOP da Suzuki tem que possuir toda a tecnologia já disponível para motocicletas.

Dizem que está chegando uma nova Hayabusa, com mais tecnologia, (mais motor... como se precisasse rs)...  vamos aguardar,,,




Veja também...


Abrass

8 comentários:

  1. Putz, estou comprando uma zerada, e vc diz que vai mudar....

    ResponderExcluir
  2. Para vocês que gostam e curtem motos não deixe de aproveitar as promoções !!!!

    ResponderExcluir
  3. Bom... eu já estou na terceira Hayabusa... rs - e lhe digo: não saio dela para outra por nada; as informações do confrade aí estão corretas... mas não aconselho freios ABS nelas; a potência é desumana para ficar na dúvida se a moto chegou ao limite de frenagem em uma situação de risco... porque nesse momento, você não terá a sensação correta se ainda terá freio para evitar uma possível colisão (devido o ABS); já no sistema de freios convencional, ao sentir a chegada no limite de frenagem, você terá ainda milésimos de segundo (ou até segundos...) para tomar uma decisão; observe que em motos de circuito, não usam sistemas ABS justamente por isso... e na hayabusa, ABS só serve para quem não a usa no limite; quem pretende usar com cabo enrolado, sugiro por experiência própria, freios convencionais (sem ABS)- meu facebook consta alguns vídeos de viagens com umas "aceleradinhas" e ritmos bem legais... Lucio Reis Pimentel, Bahia - Brasil

    ResponderExcluir
  4. Esse é O melhor texto que vi na Internet sobre a hayabusa. Estou pegando minha primeira moto grande e vai ser uma busa.

    ResponderExcluir
  5. Amo muito esse modelo de motocicleta da Suzuki eles acertaram com toda certeza nessa Hayabusa

    ResponderExcluir
  6. Estou com fome de ter uma hayabusa. Kkkkkkk

    ResponderExcluir