terça-feira, 1 de setembro de 2015



Começando a escrever um pouco sobre motocicletas que já pilotei...minhas impressões, comparações, recomendações...

Hoje vou contar um pouquinho sobre como é pilotar uma Suzuki GSX1300R Hayabusa (anos 2011 e 2012),

Já possui 2 Hayabusas, a primeira ano 2011 comprada zero km no início de 2012, com a qual rodei cerca de 19.000kms (a maioria dessa km em estradas, incluindo uma viagem de 6.500kms de Belo Horizonte-MG ao Uruguai/Argentina). A segunda adquiri com 4.000kms e já rodei outros 7.000kms por todo o Brasil.  




A Suzuki GSX1300R Haybusa, ou simplesmente Haya ou Busa como os proprietários dessa máquina gostam de chamá-la, é um motocicleta produzida mundialmente e admirada, venerada... no mundo inteiro, para comprovar isso basta digitar "hayabusa" no google e em vídeos ver que essa pesquisa retorna mais de 1.300.000 resultados. É o mito, uma das motos de série mais rápidas do mundo...mesmo quem não é do meio do motociclismo quando ouve a palavra Hayabusa sabe de quem se trata. Fóruns, páginas dedicadas e associações de proprietários da Busa também não faltam, existem vários no Brasil como a Confraria da Hayabusa e no mundo milhares como o I-SHOC.

Em números a Hayabusa tem um motor 4cilindros em linha DOCH 16v,1340cc, que gera 197CV (9.500rpm), há um ganho de mais alguns CV acima do 200/km devido ao Srad), 15,8Kgm.f (7.200rpm),  pesa 260kg.

A história da Suzuki Hayabusa está aqui.




Mas então, como é ter na garagem uma Hayabusa... a proposta dessa motocicleta é viajar com conforto e numa velocidade de cruzeiro elevada, a posição de pilotagem não é tão agressiva quanto nas SS (esportivas), com semi-guidão e pedaleiras em posição que não te cansam tanto, a bolha e carenagem frontal são grandes te protegendo de todo o vento e permitindo viajar por muitas horas em velocidade maior sem se cansar, a garupa é confortável com pedaleiras baixas, e com os 2 escapes baixos permite a colocação de um alforge para a bagagem. A autonomia é de cerca de 300kms com um consumo médio na estrada de 14~15km/l , na cidade o consumo é de 13km/l (tudo dependendo da mão do piloto e qualidade do combustível).




Uma das coisas que mais me chama a atenção na Hayabusa é como o seu peso inicial, que assusta a primeira vez que se tira ela do descanso, praticamente some quando você coloca ela em movimento, a explicação para esse fenômeno ''mágico" ´é a concentração das massas mais a frente e mais embaixo. Outro lance é sua docilidade, é possível passear tranquilamente com ela a 60km/h em sexta marcha, mas se você enrolar o cabo rapidamente vai estar andando a 300km/h... essa docilidade da tocada chega a ser perigosa, é como um lobo em pele de cordeiro.

Ela não é uma moto para andar no dia-a-dia das cidades, é grande, pesada, esquenta bastante em transito urbano, tem alto consumo, esterça pouco o guidão e não passa em qualquer corredor, a verdadeira praia da Hayabusa são as estradas, ali sim ela domina te permitindo viajar na velocidade que você quiser com relativo conforto por muitos kms.




Manutenção? Não é uma moto de dar manutenção, somente o básico, óleo, filtros, pastilhas de freio e pneus. Para quem nunca teve uma moto grande ou esportiva, é bom falar que o maior custo de se manter uma motocicleta dessas é pneu, você precisa dos melhores pneus com maior grip em sua moto, e o consumo deles é grande, um pneu traseiro de uma Hayabusa dura em média 6.000kms e um dianteiro 9.000kms (foi o consumo do meu último par de pneus bridgestone originais de fábrica da Hayabusa), se utilizar compostos mais macios a durabilidade será menor em contrapartida de um grip maior. O preço de um bom par de pneus varia hoje de R$ 1.200 a R$1.800.




Quanto custa? A Suzuki GSX1300R Hayabusa ABS  custa hoje zero km R$59,9mil já modelo 2016, uma usadinha 2012 vai sair na casa dos R$ 40mil,

O que gostei: A Hayabusa é uma moto suave, de condução dócil e potente. Suas suspensões são confortáveis para um passeio a 60km/h e perfeitas para curvas em alta velocidade, é uma moto que exige experiência pela velocidade que atinge 300/km/h, ela habita facilmente os passeios das esportivas com muito conforto. E é prazeroso demais pilotar a Hayabusa na estrada, com a sua eficiente proteção aerodinâmica desenvolvidade em túnel de vento e potência abundante disponível, a sensação é de se estar pilotando um míssil. A sensação de velocidade nessa moto sempre é menor do que realmente é, a 200km/h a moto está ali muito estável, ainda com muito motor disponível.

O que não gostei: É uma moto grande, pesada, comprida com entre-eixo longo, apesar de fazer curvas muito bem essas, características a deixam atrás de uma SS (esportiva) nesse quesito, mas o que realmente não gosto na Hayabusa é o fato de não possuir controle de tração e o ABS ter sido incorporado somete nas versões mais recentes. Essa moto que é a TOP da Suzuki tem que possuir toda a tecnologia já disponível para motocicletas.

Dizem que está chegando uma nova Hayabusa, com mais tecnologia, (mais motor... como se precisasse rs)...  vamos aguardar,,,




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Abrass