segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Começando a escrever um pouco sobre motocicletas que já pilotei...minhas impressões, comparações, recomendações...

Hoje vou contar um pouquinho sobre como é pilotar uma Triumph Speed Triple 1050i ABS (ano 2013),

Sim essa motocicleta é a que aparece no filme Missão Impossível (Mission: Impossible) desde o primeiro filme, onde o ator Tom Cruise protagoniza cenas realmente 'impossíveis'' pilotando uma Speed Triple.



Falar da Speed Triple ou SP3 como é chamada carinhosamente pelos seus felizes proprietários, exige falar sobre o segmento de motos nacked ("peladas" o que significa a ausência de carenagens) de média/alta cilindrada, no mundo inteiro hoje assistimos o lançamento de muitas motocicletas nesse segmento, chamado também de big nacked e ou streetfighters, podemos citar além da SP3 (Speed Triple) e ST3 (Street Triple 675) da Triumph, as novas Suzuki GSR750 e GSX-S1000 além da B King (baseada na Hayabusa), BMW F800R e S1000R, Ducati Monster 821, 1200R e Diavel, Honda CB650F, CB1000R, Yamahas MT07, MT09 e a novíssima MT10 baseada na R1, KTM Super Duke 1290, Kawasaki Z800 e Z1000 e tantas outras.

Até um tempo atrás as nackeds eram motos pesadas, beberronas, modelos específicos como CB400, CB500, GS500, Bandits e etc... ótimas motos em suas épocas, mas as nackeds de hoje mudaram... e mudaram muito, e para melhor...

A primeira coisa que observamos é que essas motocicletas nackeds de hoje, na sua maioria são irmãs quase gêmeas das esportivas que as originam, incorporam chassis, motores, suspensões, freios e toda a tecnologia das irmãs esportivas, então são basicamente as esportivas sem as carenagens, um pouquinho mais 'mansas' e um pouco mais confortáveis. E o sucesso das vendas globais fazem os fabricantes investirem cada vez mais nesse mercado das nackeds.



Retomando ao nosso tema central... a Speed Triple ou "Hooligan" como a chamam na Inglaterra, uma referência aos torcedores "brigões de rua"... ela surgiu em 1994, apenas 4 anos após o renascimento da Triumph com a apresentação de novos modelos no salão de Colônia na Alemanha de 1990.

Avaliando a Speed Triple ainda parada, não tem meio termo, ou você a acha linda ou horrível com seus faróis duplos com uma pequena carenagem sobre eles lembrando um inseto... é uma motocicleta de visual bem agressivo, entre-eixos curto, estreita, uma roda traseira de desenho lindo suportada por uma suspensão oscilante mono-braço, calçada com pneus esportivos 120/70 ZR17, 190/55 ZR17 e escapes duplos (3-1-2) com saídas laterais altas. mas em uma coisa todos concordam,  a qualidade da construção e materiais empregados nessa motocicleta Triumph são evidentes em cada detalhe, pesquisa recente de pós venda na Inglaterra indicam os clientes de motocicletas Triumph como os mais satisfeitos, acima dos clientes das motos japonesas naquele mercado. São 135Cv a 9400rpm e 11,32kgf a 7750rpm nessa versão ano 2013 (2011 a 2015), um motor tricilíndrico em linha, 1050cc, comando de válvulas DOHC,


Ao acionar o motor... o assovio característico chama a atenção... é um motor linear com subida rápida de giro... o som dos escapes é bem baixo devido as regras rígidas de poluição sonora nos mercados onde essa motocicleta é vendida.



O painel é bem completo (ficou faltando o indicador de marchas) controlado por apenas 2 botões e possui: Contagiros analógico, shift light programável, e no mostrador digital relógio, indicador do intervalo de manutenção, velocímetro, marcador de nível do combustível (gráfico), temperatura do motor (gráfico), computador de bordo com 2 hodômetros, distância percorrida, tempo percorrido, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, marcador de voltas (pista) e configuração do ABS. além das luzes de alerta do óleo do motor, ABS, imobilizador, farol alto, injeção, reserva de combustível, neutro, temperatura do líquido do motor e opcionalmente indicador da pressão dos pneus.



E como é andar na Speed Triple? É uma moto gostosa de pilotar tanto na cidade quanto na estrada, tem muita força em baixa, nos centros urbanos passa fácil nos corredores, o consumo na cidade gira em torno dos 15km/l dependendo do trajeto, trânsito e é claro pressa do piloto... já na estrada o consumo médio é de 17km/l numa tocada boa, em modo de pilotagem econômico chega perto dos 20km/l e no modo darth vader algo em torno dos 14km/l.  Com um tanque de 17,5 litros a autonomia é muita boa na estrada. A posição de pilotagem é levemente esportiva com o piloto com pequena inclinação à frente, uma posição bem confortável se comparada a uma esportiva. Na estrada a ausência de proteção aerodinâmica incomoda a partir dos 150km/h, no dinamômetro sem vento e atrito atinge os 265km/h, na estrada a top speed é próxima aos 250km/h.

As suspensões da grife Showa permitem múltiplos ajustes de pré-carga (somente dianteira), retorno e compressão (dianteira e traseira), que permitem deixá-la mais confortável (macia) ou racing (firme). Os freios dianteiros Brembo de 4 pistões radiais mordem discos duplos flutuantes de 320mm com a ajuda do ABS freiam com tranquilidade uma locomotiva, o freio traseiro é um disco simples Nissin de 2 pistões com 255mm assistido por ABS.

Uma 1000cc "leve" boa de usar na cidade, mas que tem seu habitat natural nas curvas de uma serrinha ou de um track day, é incrível a capacidade de fazer curvas dessa motocicleta, eu acho comparável as esportivas mais puras como a yamaha R1 que eu já possui e pilotei por bastante tempo. O entre-eixo curto, peso moderado, suspensões acertadas e ciclística permitem inclinações incríveis com muita segurança.



A conclusão é que a Speed Triple vale cada centavo, se você procura uma motocicleta esportiva urbana, com estilo agressivo e esportividade para um track day, de muita qualidade e diferenciada, moderna, com bastante tecnologia, que acelera bem, freia melhor ainda e faz curvas como ninguém a Triumph Speed Triple vai ser uma das suas opções, o preço de tabela dessa moto em novembro de 2015 é R$ 43.900,00 e uma usadinha 2013 como a branca das fotos acima vale R$ 34.000,00.

Quanto aos acessórios, além dos fabricantes tradicionais de escapes, sliders, acabamentos de fibra de carbono, filtros esportivos e etc que oferecem muita coisa para a Speed Triple. a própria Triumph oferece uma infinidade de acessórios que vão desde monitores de pressão dos pneus, retrovisores bar-end, banco rebaixado em gel, kit de bolsas de viagem, acabamentos diversos, reservatórios de fluídos de freios maquinados e etc.

O que não gostei: Falta do indicador de Marchas no painel e modos de potência (como nas Tiger), controle de tração, amortecedor de direção, manete de embreagem 'pesado' e pouco esterçamento do guidão em manobras, altura do solo..

O que gostei: Força em baixa e funcionamento linear dos 3 cilindros, potência e torque 135Cv/11,32Kgf que aliado ao peso em ordem de marcha de 214kg (abastecida e com óleo e fluídos) dá uma boa relação Peso x Potência, ciclística perfeita, freios muito eficientes, performance incrível em curvas e facilidade uso no trânsito urbano.

Obs.:Foi lancada uma nova versão da Speed Triple versão 2016 que chega ao Brasil no segundo semestre de 2016, entre as novidades estão um face-lift visual, motor com mais potência, controle de tração e mais algumas coisinhas.



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3 comentários:

  1. Moto é na Suzuki Motos do Brasil, referência no setor de duas rodas, no motociclismo brasileiro e em motocicletas de alta cilindrada. Confira: Motocicletas

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  2. Parabéns pelo documentário wlad. Abs Deivid

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