sexta-feira, 4 de setembro de 2015




Começando a escrever um pouco sobre motocicletas que já pilotei...minhas impressões, comparações, recomendações...

Hoje vou contar um pouquinho sobre como é pilotar uma Triumph Tiger 800 XRX (ano 2015),

Tive a oportunidade de fazer um test-drive na sensação das big-trails atuais: Triumph Tiger 800, oferecida em 2 versões XRX que seria o modelo mais On Road (rodas de liga, aro 19 na dianteira, bico de pato menor, sem proteções do motor e laterais) a outra versão que não pilotei, seria a XCX , o modelo mais Off Road (Rodas raiadas, aro 21 na frente, bico de pato maior, proteções laterais e de motor/radiador, cavalete central, suspensões WP com múltiplas regulagens).



A primeira impressão da Tiger 800 XRX ainda parada é de uma moto com design moderno, no melhor estilo das big-trails, farol duplo, bico de pato, bolha (para-brisa) com regulagem de altura e um banco bem largo e confortável, com um bom porte e bom acabamento, dando uma olhada nos equipamentos de série impressiona a tecnologia embarcada (para ambos os modelos XRX e XCX), ela tem: Piloto Automático, controle de Tração, Freios ABS, 4 Mapas de Potência e 3 modos de pilotagem: Road, Off-Road e Rider (personalizável) e acelerador eletrônico, toda essa tecnologia se traduz numa motocicleta mais segura para se pilotar.




O painel que é bem completo, além de permitir configurar os modos de potência, desligar o ABS dentre outros, conta com conta giros analógico e velocimetro digital, possui um computador de bordo com as informações, marcha engatada, hora, temperatura do motor (gráfico), nível de combustível (gráfico), 2 hodômetros parcias, consumo instantâneo, consumo médio, distância percorrida, tempo percorrido.




Acionada a partida, o motor tricilíndrico de 799cc, 95CV (9250rpm), 8.09 Kgm.f de torque (7850rpm)  tem um som agradável, a subida de giro é rápida, ao montar na moto uma surpresa agradável, a altura do banco em relação ao solo é bem baixa (regulável vai de 810mm a 830mm) o que permite encostar os 2 pés no chão (o que não ocorre em outras big-trails onde vc se equilibra na ponta do pé), a ergonomia da moto aliada ao banco confortável e baixa altura te da segurança pra pilotar já no primeiro rolé. Ao partir o peso de 216kg desaparece e a moto parece pesar bem menos.




E como é andar nessa Tiger... digo que é muito prazeroso, as big-trails que são motos bem racionais evoluíram muito, e hoje aliam conforto, versatilidade de uso e potência, além disso fazem curvas muito bem obrigado. Meu teste drive foi de cerca de 10 kms, nesse pequeno percurso que incluiu um trecho urbano com direito a congestionamento e um trecho de estrada já deu pra perceber o porquê de tanto sucesso da Tiger, é uma moto pra ir na padaria ou ao Atacama, passear tranquilamente no fim de tarde ou até mesmo "acompanhar" os amigos apressadinhos das SS (esportivas) enrolando os cabos nos rolés.




O motor 3 cilindros é um caso a parte, um meio-termo entre a força em baixa dos 2ciindros e a explosão em alta dos 4 cilindros, na estrada reduzi a velocidade para 40km/h em última marcha e enrolei o cabo, rapidamente cheguei aos 160km/h, se continuasse acelerando passaria dos 200km/h. O tanque de 19 litros permite uma autonomia de cerca de 400kms (considerando um consumo médio na casa dos 22km/l divulgado em testes especializados).

Quanto custa? Esse modelo Tiger 800 XRX 2015  custa hoje zero km R$42,9mil, mas estava na promoção por R$39,8mil até o mês passado... o modelo XCX vale cerca de  R$45,9mil.

O que gostei: Tecnologia, conforto, potência e o preço se comparado a outras big-trails revela uma relação custo-benefício interessante.

O que não gostei: Não acho interessante uma motocicleta big-trail, mesmo sendo uma versão mais On-Road (XRX) vir com rodas de liga, por que quem compra uma moto dessas vai viajar, e os buracos (ou crateras) estão ai por todas as estradas, um borracheiro no fim do mundo "conserta" uma roda raiada, e uma roda de liga?

Agradecimento a concessionária Triumph BH pela disponibilização da motocicleta para o teste drive.